Prazos

As candidaturas para a edição do Programa Mobilidade AULP referente ao 1º Semestre começam no dia 1 de outubro e terminam no dia 30 de abril.

Por sua vez, as candidaturas para a edição referente ao 2º Semestre começam no dia 1 de maio e terminam no dia 30 de setembro.

 Ou seja:

1º Semestre – 1 de Outubro até 30 de Abril
2º Semestre – 1 de Maio até 30 de Setembro

Os períodos de candidaturas regem-se pelo fuso horário GMT+00 (Lisboa).


Abertura dos Semestres:

Nota: Deverá entrar em contacto com a Instituição de Acolhimento onde pretende realizar a mobilidade para consultar o seu calendário letivo. Poderá não corresponder aos meses da lista. Mais se informa que os períodos de candidatura ao Programa Mobilidade AULP estão divididos em duas fases de abertura correspondentes a dois ‘semestres’ por uma questão de simplificação e gestão. Na verdade, o período da sua mobilidade poderá corresponder a semestres distintos entre a IES de Origem e Acolhimento.

Angola: Fevereiro/Março (1º semestre); Agosto/Setembro (2º semestre);

Brasil: Março (1º semestre); Outubro/Novembro (2º semestre) – depende muito de universidade para universidade;

Cabo Verde: Setembro (1º semestre); Março (2º semestre);

Guiné-Bissau: Setembro/Outubro (1º semestre); Fevereiro/Março (2º semestre).

Moçambique: Fevereiro/Março (1º semestre); Agosto/Setembro (2º semestre);

Portugal: Setembro (1º semestre); Março (2º semestre);

Macau: Agosto/Setembro (1º semestre); Janeiro/Fevereiro (2º semestre);

Timor-Leste: Setembro (1º semestre); Março (2º semestre);

São Tomé e Príncipe: Setembro/Outubro (1º semestre); Fevereiro/Março (2º semestre).


Limites:

Face ao crescimento e ao sucesso do Programa, a AULP obrigou-se a criar regras ao processo de candidatura do Programa com entrada em vigor na edição referente ao 1º Semestre do ano letivo de 2024/2025:

1 – Máximo de 500 candidaturas por edição;
2 – Máximo de 10 candidaturas por Instituição de Acolhimento;

Neste sentido, informa-se que estará brevemente disponível no website do PM-AULP uma Tabela de Vagas para consulta (brevemente).

Observações:

  • Caso o estudante tenha escolhido uma IES de Acolhimento que tenha atingido o máximo de candidaturas, a sua candidatura será automaticamente associada à seguinte IES de Acolhimento indicada pelo estudante;
  • Aos estudantes (incluídos nas primeiras 500 candidaturas) do Programa que tenham escolhido três instituições que já tenham atingido o máximo de candidaturas será permitida a escolha de outra IES de Acolhimento;
  • Apenas estas 500 candidaturas analisadas e/ou validadas pela equipa técnica da AULP serão alvo de análise estatística para efeitos de balanço e divulgação do Programa.

Prazos para Resultados:

Existem tempos próprios para a equipa técnica da AULP analisar as candidaturas. Compete à equipa da AULP nos primeiros 15 (quinze) dias úteis após o término do período de candidaturas (1º Semestre – 30 de Abril / 2º Semestre – 30 de Setembro) analisar as candidaturas submetidas via plataforma. Os estudantes não devem, por isso, esperar ter uma resposta antes desse período. Todas as respostas/notificações relativas às candidaturas serão enviadas via e-mail, pelo que, pedimos que verifique com alguma frequência a caixa de correio com que se registou na plataforma.

Após o período de análise de candidaturas pela equipa técnica AULP terminar, as IES de Acolhimento selecionadas como 1ª opção pelos estudantes terão 20 dias para tomar uma decisão quanto às candidaturas a que lhe estão associadas e assim sucessivamente até se chegar à IES de Acolhimento selecionada como 3ª opção pelo estudante. Em caso de ausência de resposta por parte de todas as IES a candidatura será desconsiderada. Mais se informa que, por vezes, as IES acabam por não selecionar as candidaturas em tempo útil. Este tipo de situações decorrem de falhas alheias à AULP, pelo que, a mesma não se responsabiliza pela sua ocorrência.

 

 

Contacte-nos!