Bolsas PROCULTURA PALOP-TL EU

Integrado no programa de cooperação europeu para os Países Africanos de Língua Portuguesa (PALOP) e Timor-Leste, o projeto de Promoção do Emprego nas Atividades Geradoras de Rendimento no Setor Cultural (PROCULTURA) irá disponibilizar 19 milhões de euros até 2023 com o intuito criar empregos na área da cultura. Esta Ação, financiada pela União Europeia e cofinanciada pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua e pela Fundação Calouste Gulbenkian é sobretudo destinada a apoiar projetos nacionais e regionais, bem como contribuir para o aumento da criação de emprego no setor cultural em território dos PALOP e Timor-Leste, sendo que a sua implementação ficará encarregue pelos próprios ministérios da cultura dos respetivos países.

Nesse sentido, o PROCULTURA servirá igualmente de apoio ao intercâmbio de estudantes das áreas disciplinares do setor da cultura entre instituições de ensino superior dos PALOP-TL e dos países do Programa Erasmus+, promovendo dessa forma a oportunidade dos cidadãos destes países de frequentarem instituições de ensino superior de referência fora das suas áreas de residência.

Enquanto organização não-governamental com mais de três décadas de existência, a AULP assume neste contexto um papel igualmente importante, na medida em que a sua missão passa também pelo desejo de impulsionar a mobilidade académica entre estudantes de países de língua oficial portuguesa e Macau (RAEM, China), nomeadamente dos PALOP-TL, através do seu Programa Mobilidade. Deste modo, o PROCULTURA procurará contribuir para o desenvolvimento contínuo de capacidades nas instituições regionais dos PALOP-TL e, de certa forma, para a diplomacia cultural e científica através da sua atribuição de bolsas no âmbito do Programa Mobilidade AULP. No decorrer deste ano prevê-se que sejam atribuídas, pelo menos, 20 bolsas a estudantes aprovados pelo Programa Mobilidade AULP e/ou Erasmus+.

As candidaturas para as bolsas de licenciatura arrancam no dia 3 de fevereiro e estender-se-ão até 1 de julho, enquanto que as candidaturas para as bolsas de mestrado irão decorrer entre 2 de julho e 12 de setembro.

 

O regulamento já se encontra disponível e pode ser consultado aqui (https://www.instituto-camoes.pt/images/Regulamento_PROCULTURA_A1.2.Bolsas_Licenciatura_Mestrado.pdf).