Isac Sumail

NOME: Isac Aliasse Azamo Sumail

INSTITUIÇÃO: Universidade Eduardo Mondlane

CURSO: Teatro

LOCAL MOBILIDADE: Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal

PERÍODO EM MOBILIDADE: 09.2021 a 02.2022

 O Isac foi selecionado para participar no Programa Mobilidade AULP com uma bolsa AULP-PROCULTURA e fazer mobilidade durante um semestre no Instituto Politécnico de Lisboa.

TESTEMUNHO

Desde muito novo que sou apaixonado por contar histórias e imaginar-me dentro delas. Praticamente, passei a maior parte da infância e adolescência a desenhar histórias baseando-me no que se passava na televisão, principalmente nos conteúdos infantis da altura. Cresci com o sonho de um dia poder expressar a minha arte e poder contar estórias que estão/possam estar na memória coletiva de todos, principalmente das crianças, como comigo aconteceu. Então, nada melhor que aliar-me a uma arte que tudo generaliza, “O Teatro” – a arte de contar histórias.

Em Moçambique, cada vez que as tecnologias vão ganhando mais espaço de existência, assim como o custo de vida aumenta, torna-se difícil para o público fazer-se presente nas salas de teatro, o que faz com que as pessoas encontrem refúgio nas redes sociais e os programas de entretenimento que passam na televisão, que poucas vezes são apresentados por profissionais que sejam capazes de causar uma reflexão e uma mudança de atitude enquanto os divertem. Por isso há uma necessidade urgente de agrupar o teatro ao cinema, é mais uma evolução que adição, para que ele esteja mais próximo do nosso público e que as suas mensagens sejam ouvidas com clareza, caso não, o teatro não passará de uma arte ultrapassada, pior com esta nova realidade em que vivemos atualmente, o que não pode ser, pois ele é uma arte que reflete os homens, quer nas suas perdas, quer nas suas conquistas.

Eu, em particular, depois deste curto período que tive contacto com o Teatro, tenho procurado formas de solucionar problemas como estes, aplicando as minhas capacidades e conhecimento no geral, para ver se o teatro toma o seu lugar e exerce as suas devidas funções.

Desse modo, caso a minha candidatura seja aprovada pelas instituições nas quais pretendo, o programa da mobilidade irá ajudar bastante a desenvolver mais teorias para poder emancipar o Teatro no país, como também as exigências que o cinema apresenta, a sua relação com o Teatro e as suas diferenças, e mais importante ainda como fazer a transfiguração de uma arte para a outra.

 

Lista de Instituições de Ensino Superior participantes:

Angola:

Brasil:

Cabo Verde:

Guiné-Bissau:

Macau (RAEM, China):

Moçambique:

Portugal:

São Tomé e Príncipe:

Timor-Leste: