Ramadane Matusse

 NOME: Ramadane David Estevão Matusse

INSTITUIÇÃO: Universidade Pedagógica de Maputo

CURSO: Artes Cénicas (Teatro)

LOCAL MOBILIDADE: Instituto Politécnico de Lisboa

PERÍODO EM MOBILIDADE: 10.2021 a 02.2022

 O Ramadane quando se candidatou ao Programa Mobilidade AULP era estudante em artes cénicas da Universidade Pedagógica de Maputo, mas também ator, gestor cultural e produtor (teatral, espetáculos/festivais, conteúdos televisivos), tendo inclusive já estudado anteriormente no Instituto Superior de Artes e Cultura (ISArC).

Este estudante procura todas as oportunidades que o permitam crescer enquanto artista e enquanto pessoa, sabendo que todas as experiências internacionais são uma mais-valia para a sua formação. Atualmente encoraja os seus colegas da UP a candidatarem-se ao Programa, a desafiarem-se a si próprios e a irem atrás dos seus sonhos.

Deixamos aqui o seu testemunho.

TESTEMUNHO

Foi com um grande entusiasmo e motivação que me candidatei ao Programa, na medida em que esperava aprender e aprimorar novas técnicas do teatro, de forma a aglutinar com as que venho obtendo ao longo do meu percurso como ator e estudante. A minha larga experiência, quer em grupos teatrais, quer de forma independente, construíram um novo ser sedento de partilha e de aprendizagem em vários domínios, o que me fazem crer que esta oportunidade é uma ferramenta que está a permitir evidenciar o meu novo eu, como corolário da experiência.

O meu principal objetivo tem sobretudo a ver com o desejo de me especializar, cada vez mais, na área do teatro. E esta oportunidade está a dar abertura para o intercâmbio com os demais fazedores, com professores de uma larga experiência nas suas áreas especificas e colegas com quem estou constantemente a trocar experiências dentro do manto teatral e cultural.

Encarei este desafio como uma mina de saberes teatral desde as teorias até a prática numa realidade totalmente diferente da minha de origem, sobre a cultura dos diferentes intervenientes envolvidos no programa e passei aos demais um pouco da minha cultura.

Partilhámos histórias munidas de muita tradição e cultura Moçambicana, Portuguesa e Angolana. Me permiti dar e receber acima de tudo. Chego ao fim desta mobilidade com sentimento de missão cumprida e acima de tudo gratidão aos que puderam permitir esta oportunidade que muito valerá ao meu percurso académico, artístico e pessoal.

Lista de Instituições de Ensino Superior participantes:

Angola:

Brasil:

Cabo Verde:

Guiné-Bissau:

Macau (RAEM, China):

Moçambique:

Portugal:

São Tomé e Príncipe:

Timor-Leste: