Procedimento

O processo de candidatura ao Programa Mobilidade AULP e o processo de regularização da mobilidade AULP é fácil e intuitivo.

Pedimos, no entanto, que leia com o máximo de atenção a seguinte explicação detalhada de todo o procedimento:

  1. Cada estudante interessado em se candidatar ao Programa Mobilidade deve se certificar que está matriculado e a concluir estudos (tendo em atenção que não deve estar em fase de redação de tese/monografia) numa Instituição de Ensino Superior que tenha aderido ao Programa (consultar lista aqui). Qualquer estudante que já tenha concluído os estudos ou que esteja matriculado numa IES que não pertença ao Programa terá a sua candidatura desconsiderada. Mais se informa que os estudantes de doutoramento não são considerados candidatos válidos ao Programa.
  1. Antes de se candidatarem, os estudantes devem proceder à pesquisa da oferta curricular das Instituições onde pretendem fazer a mobilidade (via websites oficiais das Instituições), de modo a consultar a oferta completa e atualizada das Instituições e entender a existência (ou inexistência) de compatibilidades académicas e/ou de calendarização consoante os diferentes calendários letivos e a edição do Programa a que se pretende candidatar. Salvaguarda-se que durante o processo de candidatura os estudantes não selecionam o curso a frequentar na IES de Acolhimento, pelo que, será a própria IES de Acolhimento a proceder com essa análise durante o processo de preenchimento e assinatura da Minuta de Contrato de Ensino AULP.
  1. Sendo que o Programa de Mobilidade AULP não disponibiliza bolsas de estudos financeiras, cada estudante deve consultar a Tabela de Apoios (disponível no website em “Candidaturas – Apoios”) para analisar os apoios disponibilizados pelas diferentes Instituições e entrar em contacto com as mesmas para entender se existe algum tipo de impedimento na disponibilização dos mesmos para o semestre em causa. Alerta-se para o facto de que os apoios são disponibilizados pelas próprias Instituições e não pela AULP, não podendo, por isso, a Associação se responsabilizar pela ausência dos mesmos. Neste sentido, alerta-se para o facto de que mesmo com os apoios disponibilizados pelas IES de Acolhimento, o estudante deverá estar ciente de que consegue arrecadar com os custos associados aos voos de ida e volta (sendo que poderá não ser selecionado à Bolsa de Viagem OEI-AULP), assim como, da emissão do passaporte e visto. O estudante deverá, ainda, ter algum dinheiro de bolso para qualquer imprevisto durante a sua mobilidade.
  1. O estudante deverá proceder ao seu registo na plataforma própria do Programa Mobilidade AULP (clicar aqui) e submeter toda a documentação exigida (consultar qual aqui). Assim que submeter a candidatura, receberá uma notificação automática no e-mail emitida pela própria plataforma a confirmar a submissão da sua candidatura. Atenção: isto não significa que a sua candidatura já foi analisada e/ou validada pela equipa técnica da AULP.
  1. Relembra-se que existem limites às candidaturas ao Programa Mobilidade AULP: máximo de 500 candidaturas por edição e máximo de 10 candidaturas por Instituição de Acolhimento. Os estudantes devem, por isso, consultar a Tabela de Vagas (disponível brevemente) para a edição do Programa a que se pretendem candidatar.
  1. Existem tempos próprios para a equipa técnica da AULP analisar as candidaturas (analisar separador “Prazos”). Compete à equipa da AULP, nos primeiros 15 (quinze) dias úteis após o término do período de candidaturas (1º Semestre – 30 de Abril / 2º Semestre – 30 de Setembro) analisar e/ou validar as candidaturas. Os estudantes não devem esperar ter resposta antes desse período. Todas as respostas/notificações relativas às candidaturas serão enviadas via e-mail, pelo que, pedimos que verifique com alguma frequência a caixa de correio com que procedeu ao registo na plataforma.
  1. Após o período de análise de candidaturas pela equipa técnica AULP terminar, as IES de Acolhimento selecionadas como 1ª opção pelos estudantes terão 20 dias para tomar uma decisão quanto às candidaturas e assim sucessivamente até se chegar à IES de Acolhimento selecionada pelo estudante como 3ª opção. Não havendo nenhuma resposta positiva no final dos 60 dias, a candidatura será desconsiderada. Alerta-se para o facto que as IES por vezes não selecionam as candidaturas em tempo útil. Este tipo de situações decorrem de falhas alheias à AULP, pelo que, a mesma não se responsabiliza pela sua ocorrência.
  1. Assim que um estudante tem uma candidatura aprovada por uma Instituição de Acolhimento que selecionou será notificado via e-mail da sua aprovação e ser-lhe-á enviada a Minuta de Contrato de Ensino AULP e a Declaração de Reconhecimento de Apoios Disponibilizados pela IES de Acolhimento com o devido conhecimento das entidades responsáveis pela gestão do Programa Mobilidade AULP pela IES de Origem e Acolhimento. Será por via do preenchimento e recolha de assinaturas desses documentos (sendo que compete ao estudante a manutenção da negociação entre as Instituições quanto ao plano de estudos a executar durante a mobilidade e a devolução da documentação à AULP via e-mail e em formato PDF), assim como, de uma Declaração de Aceite emitida pela IES de Acolhimento (que o estudante deverá solicitar à Instituição) que o processo para a mobilidade fica regularizado.
  1. Tendo a AULP esta documentação em posse, será enviada ao estudante a Declaração Mobilidade AULP emitida pela própria Associação, pelo que, o estudante deve apresentar este documento (juntamente com a carta de aceitação emitida pela IES de acolhimento) junto das entidades responsáveis para efeitos de obtenção de visto. Alertamos para o facto de que o processo de pedido de visto poderá ser demorado e é da exclusiva responsabilidade do estudante, tratando-se por isso de um procedimento alheio à AULP. Posteriormente, os estudantes têm de enviar à AULP (quando possível) uma fotocópia do seu passaporte e visto.
  1. Tendo toda a documentação necessária, os estudantes devem proceder com o pagamento dos voos de ida e volta para o país de acolhimento e proceder a todas as reservas que tomem por necessárias, à exceção dos estudantes que optem por esperar pelos resultados da Bolsa de Viagem OEI-AULP. Nesta fase, os estudantes devem comunicar a AULP, a Instituição de Origem e a Instituição de Acolhimento sobre a data de ida e retorno.
  1. Qualquer estudante que tenha a sua candidatura validada e que tenha como destino Brasil ou Portugal são automaticamente candidatos à Bolsa OEI-AULP (não sendo, por isso, necessário nenhum procedimento adicional por parte dos estudantes). Relembra-se que apenas 3 estudantes são selecionados por semestre sendo dada prioridade aos estudantes PALOP-TL (pelo que os estudantes brasileiros e portugueses ficam com as suas chances de ganhar a bolsa de viagem OEI-AULP reduzidas e é por isso desaconselhado que fiquem à espera dos resultados). A escolha dos candidatos da Bolsa de Viagem OEI-AULP é feita pela avaliação da sua Média de Curso Atual (0-10) / Média de Ensino Médio (0-10) / Carta de Motivação (0-5) / Experiência (0-5). Os resultados são divulgados no website do Programa e os vencedores notificados via e-mail. Caberá inteiramente à OEI e à AULP pagar e reservar as passagens de ida e volta, sendo fundamental, que os estudantes selecionados(a) não tenham estabelecido qualquer reserva ou pagamento.
  1. Antes da ida, será enviada pela AULP ao estudante uma Declaração de Estadia que deverá ser devolvida com as assinaturas das IES de Acolhimento (no momento da chegada) e IES Origem (no momento da partida) no final da mobilidade. O envio deste documento é crucial para a efetivação e conclusão da mobilidade.
  1. Os estudantes no final da mobilidade devem fazer chegar à AULP um texto com uma reflexão sobre a sua mobilidade (1-2 páginas) com a possibilidade do seu testemunho ser partilhado no Encontro Anual da AULP do ano seguinte.

Notas:

– Cada estudante só pode beneficiar do Programa uma vez. Pode, no entanto, submeter uma candidatura por edição. Para se recandidatar ao Programa, o estudante deverá proceder a um novo registo na plataforma mesmo que isso implique a criação de um novo e-mail.

O Programa Mobilidade AULP apenas compreende a realização de uma mobilidade internacional e académica com a duração de um semestre letivo (máximo 6 meses). Por uma questão de transparência e de garantia de bom funcionamento do Programa, informamos que não será possível estender as mobilidades para realizar um ano letivo completo.

BOA SORTE!

Mais do que pessoas, mobilizamos conhecimento.

Contacte-nos!